PORTAL DO ALUNO E RESPONSÁVEL

ENSINO

SISTEMA DE ENSINO

O Colégio SuperAtivo trabalha com o material didático pedagógico da Rede Pitágoras que está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o que o torna um instrumento de suporte para a prática educacional vivida dentro das escolas.

A Metodologia envolve as questões: “como se aprende”, “como se ensina”, “por que se ensina” e “o que se ensina”. Nossas ferramentas de ensino incentivam o aluno a querer aprender e a ser protagonista de sua aprendizagem.

Essas questões apresentam bases científicas e epistemológicas que asseguram o compromisso com a formação integral dos estudantes.

Tanto no Ensino Fundamental Anos Finais quanto no Ensino Médio, a linha pedagógica está focada nas habilidades e competências necessárias para a educação permanente, planejada para que o estudante tenha a completa preparação para os exames seletivos, para o mundo do trabalho e para uma educação empreendedora."

Atividades Complementares

Incentivamos sempre os nossos alunos a fazer parte de uma de nossas inúmeras atividades complementares. O colégio oferece aulas de dança, escolinhas esportivas, entre outras...

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

No Colégio SuperAtivo não há prova surpresa nem duas ou três provas no mesmo dia, nem semanada de provas. As provas seguem um calendário que exige organização e harmonia entre coordenação e professores.

Os alunos se beneficiam desse calendário porque passam a ter um acompanhamento na organização de suas atividades. São realizadas duas provas por trimestre em cada disciplina, além da prova de Recuperação.

O Colégio SuperAtivo oferece gratuitamente aulas de reforço à tarde para alunos com dificuldade.

As provas têm peso de dois terços para cômputo da média e o Qualitativo tem peso de um terço.

O Qualitativo refere-se a todas atividades do aluno, como temas de casa, trabalhos, sua postura como aluno que cultiva os valores de respeito, cidadania, solidariedade, ética e ainda sua autoavaliação.

As provas (Quantitativo) baseiam-se nos conteúdos estudados, dando-se ao aluno a possibilidade de recuperação. O Qualitativo privilegia todas as atividades e conduta do aluno. Isso significa uma avaliação abrangente e mais justa, objetivando a formação integral do educando.

RECUPERAÇÃO PARALELA

Sob a coordenação da Orientação Pedagógica é oferecido em calendário especial aulas de revisão e estudos dos conteúdos referentes ao período em questão, isso para cada disciplina e turmas distintamente, durante uma semana, em período extra-escolar não prejudicando assim as aulas regulares e os alunos que atingiram a média.

Após os estudos também com calendário próprio, previamente divulgado será oportunizada ao aluno uma nova avaliação (prova) cujo resultado, se superior à nota anterior, prevalecerá como resultado válido, isto é, prevalecerá a nota maior.

A Instituição reserva-se o direito de cobrar a taxa de inscrição para a participação do processo (aula e prova de recuperação), segundo contrato de serviços.

Esse processo de recuperação estará acontecendo no primeiro e segundo trimestre. No terceiro o processo é substituído pela revisão de conteúdos preparatórios para o exame final.

Prova de Recuperação

Só será possível se:

1 - aluno(a) tiver realizado as duas provas do calendário.
2 - no caso de ter realizado apenas uma cujo motivo se enquadre em:
     a)- Suspensão ou;
     b)- Não aceitação da justificativa para prova atrasada, a recuperação será de 70%

CONHEÇA NOSSO CORPO DOCENTE
ENSINO MÉDIO

Os conteúdos são trabalhados de forma a levar o aluno a construir o conhecimento, tendo à frente professores qualificados e material didático fascinante que desperta no aluno o prazer de aprender e de dedicar-se aos estudos.

No Ensino Fundamental são utilizados livros didáticos de renomadas editoras. No Ensino Médio são utilizados livros didáticos de editoras renomadas.

Avaliação Qualitativa

Entende-se por avaliação qualitativa (30%):

  • Todas as atividades complementares realizadas pelos alunos: temas, trabalhos, seminários, pesquisas, preparação de materiais e os estudos escrito que antecedem as provas.
  • Postura ética, considerando as relações interpessoais de respeito mútuo às regras sociais de conduta e o respeito às normas disciplinares do Regimento escolar.

Participação ativa e produtiva durante as aulas de acordo com a orientação do professor pertinente a cada momento.

  •  Autoavaliação mediados por instrumento reflexivo, realizado pela orientação educacional.
  •  A apresentação dos dois estudos realizados antes de cada prova;

 

 

Avaliação Quali/Qualitativa

Entende-se por avaliação quantitativa (70%):

  • As duas provas realizadas em cada disciplina segundo o calendário e cronograma trimestral (escala de avaliação de 1 a 10).
  • Após a média aritmética das duas provas, faz-se a correspondência em 70%, totalizando no máximo 7,0 pontos:
  • Somando-se então a avaliação qualitativa (3,0) a avaliação quantitativa (7,0) obtém-se a Média do Trimestre.
  • Caso a soma das notas por trimestre não atinja a média 7,0, ocorre:
  • Entre 6,9 e 5,1 o aluno terá direito a participar do processo de Recuperação Paralela.
  • E os alunos com média 5,0 e inferior a 5,0 deverão participar do processo de acordo com a normatização escolar.

 

QUANTO A APROVAÇÃO

Após participar das atividades letivas dos três trimestres e de acordo com a normatização apresentada, considerar-se-á aprovado sem prova final o aluno que obtiver média final 7,0 (sete) ou mais nos três trimestres em cada disciplina.

O aluno em prova final deverá completar os pontos até atingir média 5,0 (cinco) em cada disciplina.

Após participar das atividades letivas dos três trimestres e de acordo com a normatização apresentada, considerar-se-á aprovado sem prova final o aluno que obtiver média final 7,0 (sete) ou mais nos três trimestres em cada disciplina.

O aluno em prova final deverá completar os pontos até atingir média 5,0 (cinco) em cada disciplina.

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