12/06/2023
Colégio SuperAtivo desenvolve projeto Profissionais do Amanhã com alunos do Ensino Médio

O Colégio SuperAtivo iniciou, na segunda quinzena do mês de maio, a edição 2023 do projeto “Profissionais do Amanhã”. A iniciativa, voltada à orientação profissional, é desenvolvida pela psicopedagoga Maurinice Crestani com alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Os objetivos são auxiliar e orientar os estudantes, para que sejam inseridos na trajetória universitária e profissional de forma mais segura, assertiva e consciente, a partir de reflexões sobre os motivos, as condições e as possibilidades que levam às escolhas.

— O projeto foi pensado a partir da percepção de uma realidade apresentada pelos nossos alunos. É um momento que, para muitos, vem carregado de dúvidas, insegurança e desconhecimentos — ressalta Maurinice, acrescentando que as escolhas se tornam ainda mais difíceis quando podem ser determinantes para uma história de vida.

O projeto conta com várias etapas. Inicialmente, foi encaminhada aos responsáveis uma solicitação de autorização para a participação de cada aluno, junto com o termo de disponibilidade e interesse. Na sequência, foram realizadas entrevistas para a investigação dos interesses profissionais dos estudantes.

Outra fase consiste na avaliação vocacional, a partir da aplicação de instrumentos, como testes psicológicos, aplicados por profissionais habilitados. Os objetivos são identificar aspectos e capacidades individuais, favorecer o processo de escolha, além de ampliar o encorajamento, a autonomia e as responsabilidades em tomadas de decisões.

O “Profissionais do Amanhã” ainda abrange, no mês de junho, um ciclo de palestras e workshops com representantes de diversas áreas, como Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Publicidade e Propaganda, Direito, Medicina, Administração, Ciências Contábeis e Engenharias, que abordarão a trajetória de formação e a realidade profissional. Por fim, também serão oportunizadas vivências práticas por meio da inserção em aulas de cursos de Graduação oferecidos pela Unoesc.