16/06/2023
Alunos do Colégio SuperAtivo realizam experimentos nos Laboratórios de Física e Química da Unoesc

O Colégio SuperAtivo realizou, no mês de maio, no campus 2 da Unoesc, uma visita aos laboratórios dos cursos de Engenharia. A atividade envolveu os alunos do segundo ano do Ensino Médio e foi coordenada pelos professores de Química e Física, Luiz Fernando Maltez Costa e Regina De Bastiani, respectivamente.

Na oportunidade, foram desenvolvidos experimentos de termodinâmica. No Laboratório de Física, por meio da calorimetria, os objetivos foram analisar o tempo de fusão e ebulição da água e descobrir o calor específico do alumínio.

— Com o intuito de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, foram desenvolvidas atividades de calorimetria. Ao vivenciar na prática os princípios e leis da Física, eles podem construir uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos estudados — ressalta a professora Regina.

No Laboratório de Química, foram três experiências: reação de dois compostos químicos, reação de neutralização e confecção de uma base. Após as visitas, foi realizado um relatório com os dados e resultados obtidos. Os alunos responsáveis pelo documento, da turma 2001, foram: Alline Beatriz Bonfanti, Bernardo Simon dos Santos, Gabriel Tomasi Hommerding, Luca Bonato Breda, Luna Leal Portes e Vinicius José Peccin da Silva.

— Foi uma experiência muito interessante, onde tivemos o contato com vários instrumentos, como o Becker, bastão de vidro, frasco de Erlenmeyer, vidro de relógio, proveta, bico de Bunsen, entre outros — relatam os alunos Pedro Henrique Margreiter e Henrique Contini Haack, da turma 2002.

— As experiências agregaram muito conhecimento. Além de nos tirar da nossa habitual rotina, conhecemos os materiais utilizados e como acontece na prática o que estudamos em sala de aula — destaca a aluna Isadora Mota Antonello, da turma 2002.

— As aulas práticas no Laboratório de Química foram educativas, deixando mais claros os resultados dos experimentos que estudamos na teoria — enaltece o professor Costa.