02/06/2021
Estudantes do Colégio SuperAtivo realizam primeira etapa do lançamento de foguete da MOBFOG

Os alunos do 8º e 9º ano do Colégio SuperAtivo realizaram nesta terça, 25, a primeira etapa da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que consiste no lançamento de foguetes construindo por eles, ao longo do bimestre, na disciplina de Projeto de Vida.

A MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

Conforme explica a professora, Ieda Cristina Martins, que ministra aula de Matemática para o 8º ano, e Física para o 9º, a atividade faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

— A gente começou a criar os foguetes no Projeto de Vida, utilizamos as aulas para construir e fazer a montagem dos foguetes e semana passada fizemos os testes — relembra Ieda.

De acordo com a professora, foram construídos em torno de vinte foguetes, com garrafa pet, cano de pvc e materiais recicláveis.

Segundo Ieda, a OBA ocorre nacionalmente, posteriormente haverá a segunda etapa, onde se escolhe entre todas as escolas do Brasil, as que alcançaram a melhor posição no lançamento, e se faz um encontro no Rio de Janeiro entre as instituições vencedoras. Ainda não se sabe se o encontro acontecerá de forma virtual ou presencial.

— Foi muito gratificante o processo de construção e elaboração do projeto com os alunos, eles adoram trabalhar com essa parte experimental, sair da sala de aula, da teoria e ir para prática — finaliza a professora.