23/06/2022
Colégio SuperAtivo desenvolve projeto de orientação vocacional com alunos do Ensino Médio

Um projeto inovador é destaque no Colégio SuperAtivo, de Joaçaba. Desenvolvido com o apoio da Unoesc, o “Profissionais do Amanh㔠contempla alunos do Ensino Médio com a orientação profissional, visando ajudá-los no autoconhecimento e no processo de escolha assertiva da carreira.

No primeiro semestre, o projeto é voltado aos 33 alunos do Terceirão. As atividades iniciaram com o levantamento dos interesses profissionais, entrevistas individuais e aplicação de testes vocacionais. Após a devolutiva, eles foram encaminhados aos cursos de inserção, em áreas como Medicina, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Engenharias, Direito e Administração, em que participaram de uma aula explicativa.

— Somos a única escola da região que trabalha dessa forma. A ideia surgiu no ano passado e foi ampliada em 2022, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do mundo acadêmico e direcioná-los para essa experiência de maneira mais segura — destaca a psicopedagoga Maurinice Noronha Crestani, responsável pelo “Profissionais do Amanhã”.

A terceira etapa é realizada nesta semana, com palestras. Na segunda-feira (20), foram três palestrantes: Eudete Ferronato, psicóloga organizacional; Felipe Fronza, odontólogo e Ricardo Nodari, advogado e bioquímico. Na quarta (22), mais dois profissionais compartilharam conhecimentos: professor Paulo Ricardo dos Santos, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba e professora Deyse Ungericht, biomédica e ex-aluna do SuperAtivo.

— Nesse momento de tomada de decisão, é fundamental que os alunos tenham contato com histórias reais e pessoas dividindo suas experiências — enaltece Adriana Lebkuchen, professora de Gramática e Redação.

— São muitas profissões e o projeto permite que eles as conheçam na prática, por meio de diferentes profissionais — acrescenta o professor Paulo, um dos palestrantes.

Próximas etapas

As últimas etapas do “Profissionais do Amanh㔠acontecem no segundo semestre e consistem na divulgação dos novos cursos e informações sobre como ingressar na universidade. No próximo mês, a iniciativa também começa a ser desenvolvida com alunos do 1º e 2º anos com a pesquisa das profissões e levantamento de interesses, respectivamente.

— É importante principalmente para os alunos que ainda têm dúvidas sobre a profissão. No meu caso, que quero cursar Medicina, o projeto está me ajudando a conhecer mais sobre a área e o mercado de trabalho — ressalta Ana Carolina Bahu, aluna do Terceirão.