PORTAL DO ALUNO E RESPONSÁVEL

PROJETOS

Profissionais do Amanhã

INTRODUÇÃO

Fazer escolhas na maioria das vezes não é uma tarefa fácil, e, quando esta escolha pode ser determinante para uma história de vida, torna-se ainda mais difícil. Este projeto foi pensado a partir da percepção de uma realidade constatada com nossos alunos do Ensino Médio, pois esse é um momento de escolhas que, para muitos, será determinante para a vida adulta, mas costuma vir carregado de dúvidas, desconhecimentos e insegurança.

“Escolher uma carreira profissional pode ser um processo bem delicado quando você não sabe ao certo o que fazer”. (Tuacarreira.com)

A partir dessa percepção é que este projeto foi pensado, e será desenvolvido, objetivando auxiliar nossos alunos neste momento de escolhas e de decisões. Resumidamente, percebe-se em nossa realidade que os adolescentes, ainda imaturos, ficam sem rumo, cheios de indecisões quando o assunto é dar continuidade a uma formação acadêmica e escolher uma carreira profissional. Desta forma, acredita-se na probabilidade de escolhas mais assertivas e na redução no índice de frustrações e de insucessos, conforme corrobora YVETTE, 2010:
A Orientação Profissional é considerada como o processo pelo qual o indivíduo é ajudado a escolher e a se preparar para ingressar e progredir em uma ocupação.

Sabe-se que desenvolver um Projeto de Orientação Vocacional demanda um trabalho organizado, multidisciplinar, flexível e atual. Dever ser desenvolvido por profissionais responsáveis e habilitados, pois acredita-se que o trabalho de um orientador é o de esclarecer dúvidas e, nessa perspectiva, direcionar os estudantes a escolhas mais assertivas.

Considerando que os nossos alunos/ adolescentes estão em uma fase de profundas transformações e que nesse contexto, há mudanças física sociais e biológicas. Ademais, é perceptível que uma das dúvidas recorrentes da pessoas, é entender a realidade real do mercado de trabalho. E associando, ao processo de transformações individuais, que ocorrem especificamente, nesta fase do desenvolvimento vital. Um trabalho como este, torna-se uma ação muito relevante. Deve-se levar em consideração que nossos alunos precisam ser preparados para os constantes desafios que a vida adulta requer, dentre eles: Projeto Profissional, Dinâmica de Entrada ao Mundo do Trabalho, Compreensão de Encargos, Responsabilidades e Respectivas Interferências. Por isso, o Colégio SuperAtivo, sentiu a necessidade de desenvolver este projeto nominado como: Profissionais do Amanhã.

JUSTIFICATIVA

Mediante a missão do Colégio SuperAtivo-Unoesc que é: “Oferecer um ensino que priorize a aprendizagem e o conhecimento, que instrumentalize para o exercício da cidadania, incentivando aprender a pensar, a refletir, a fazer escolhas e a tomar decisões”, bem como a visão desta Instituição de “Ser reconhecida pela formação integral dos educandos, para contribuir com o desenvolvimento regional”, justifica-se a importância deste projeto: Profissionais do Amanhã. Salienta-se que a Escola prioriza “Garantir a democratização do conhecimento e se compromete a oportunizar uma educação inovadora. Para isto, deve capacitar o integrante da comunidade escolar para que saiba conviver em sociedade de forma justa e solidária”. E por entender que o papel do Ensino médio, na vida dos estudantes, é o de construir a base para a vida adulta com segurança nas escolhas que esta fase requer, sentimos a necessidade de desenvolver um projeto direcionado à orientação vocacional. Nesse viés, há o entendimento de que a orientação profissional tem o objetivo de proporcionar reflexão, no indivíduo, quanto a uma busca direcionada de carreira profissional, além de auxiliar no processo de desenvolvimento pessoal.

OBJETIVO GERAL

Auxiliar e orientar os estudantes do ensino médio para uma entrada na trajetória universitária e profissional de forma mais segura, assertiva e consciente, a partir reflexão sobre os motivos que os levam a escolher uma determinada profissão.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Oportunizar aos alunos do ensino médio embasamento para escolha de curso universitário e vida profissional de forma segura, tranquila e com equilíbrio;
• Favorecer o conhecimento acerca de diferentes profissões, áreas de atuação; e práticas profissionais;
• Propiciar encontro com profissionais de diferentes e diversas áreas de interesse;
• Esclarecer dúvidas que envolvem uma carreira profissional, desmistificando mitos e estereótipos;
• Identificar aspectos e capacidades individuais;
• Favorecer o processo de escolha e de tomada de decisões, estimulando o desenvolvimento de postura autônoma;
• Estimular o desenvolvimento de postura ativa e autônoma na busca de informações;
• Propiciar reflexão da realidade social e da demanda no mundo do trabalho;
• Encorajar autonomia e responsabilidades na tomada de decisões;
• Propiciar noções de mundo e do mercado de trabalho.

METODOLOGIA

O Projeto Profissionais do amanhã tem como público-alvo alunos do Ensino Médio do Colégio SuperAtivo; iniciando o desenvolvimento com a turma do Terceiro ano e, posteriormente, abrangerá o Segundo e o Primeiro ano.
As atividades serão desenvolvidas e conduzidas pelas Psicopedagoga desta Unidade Escolar Maurinice Eva Noronha Crestani. O projeto dispõe de etapas em que os estudantes são atendidos, primeiramente, de forma individualizada; depois há o processo coletivo e sistêmico.

O desenvolvimento do Projeto será em diversas etapas:
• Levantamento de interesses Profissionais;
• Entrevistas individuais;
• Aplicação de Avaliação Vocacionais com uso de testes (Interesses, Personalidade e QI);
• Entrevista devolutiva;
• Aulas de inserção;
• Palestras com Profissionais;
• Orientações para ingressar na universidade.

CONSIDERAÇÕES

Este é um Projeto com metodologia flexível, o que possibilita adaptações e ou alterações, conforme as necessidades no decorrer da realização. Pois, são ações que acontecem de forma sistematizada e adaptadas de acordo com o público a ser atendido. É um trabalho que considera questões de ordem pessoal, comportamental e técnica. De cunho informativo, reflexivo e interventivo. Que objetiva a descoberta, o desenvolvimento intelectivo e social.

Autoria e Execução: Colégio SuperAtivo- Unoesc

2022

X
Configuração de Cookies:
Cookies Essenciais (Obrigatório)

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança e suas permissões.

Cookies Analíticos

Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site.