Projeto Colégio Lixo Zero, Superativo Lixo Zero

O Projeto Lixo Zero tem como objetivo promover a sensibilização ambiental, a sustentabilidade, a redução de desperdícios, o encaminhamento total dos resíduos sólidos e a conservação da natureza. No projeto utilizaremos os verbos 5 R Reduzir, Repensar, Recusar, Reciclar e Reutilizar.

Ao término deste ano, a instituição pretende ter um projeto educativo e ações administrativas permeadas pela sensibilidade e responsabilidade ambiental. Com isso, almeja-se alcançar o título de “Colégio Lixo Zero” e incentivar ações ecologicamente orientadas em diferentes esferas da sociedade. “Vivências solidárias” Diferentes atividades visam a aperfeiçoar a formação humana e solidária dos alunos do Colégio Superativo. A busca do afeto, do respeito, da solidariedade e do amor ao próximo é desenvolvida através de campanhas e visitas.

ÓLEO ZERO

O lixo é um dos problemas mais graves enfrentados pela população mundial na atualidade e a reciclagem tem ajudado e muito na melhoria não só ambiental como também social.
Cuidar do meio ambiente é a proposta do projeto “ÓLEO ZERO”, juntamente com os alunos e pais da unidade escolar. A intenção do projeto “ÓLEO ZERO” é atingir o público que também não sabe onde jogar o óleo utilizado em frituras e acaba jogando no ralo da pia da cozinha, com destino certo à rede de esgoto.

O projeto “ÓLEO ZERO” visa a inserir a conscientização da preservação ambiental com a simples atitude de depositar em locais apropriados o óleo de cozinha utilizado em frituras. O projeto busca sensibilizar os alunos, pais e comunidade em geral a respeito dos danos causados ao meio ambiente quando se lança esses resíduos gordurosos na rede de esgoto. Serão inseridas ações primeiramente educativas, debates, distribuição de folhetos, atividades de interação com os pais dos alunos, contando com a participação dos professores, alunos da escola e comunidade. A Escola fará campanha para recolhimento e destinará o óleo para a empresa a ser determinada.

O posto de coleta será: Colégio SUPERATIVO

Objetivo geral Desenvolver na escola e comunidade a importância da preservação do meio ambiente dando importância à reciclagem, percebendo como é simples e fácil separar o lixo e dar destino certo a eles (óleo de cozinha), melhorando assim a qualidade de vida da população.

Objetivos específicos
• Desenvolver na escola e na comunidade, a consciência da preservação do meio ambiente.
• Demonstrar a importância da reciclagem, como é simples e fácil separar lixo e dar destino certo a ele (óleo de cozinha).
• Realizar pesquisas sobre os problemas ambientais que o óleo pode causar ao meio ambiente. (solo, água, esgotos)
• Incentivar e dinamizar a interação entre Comunidade, Escola e Empresas com a coleta de óleo saturado.